Impressao Tridimensional
Resumo
Apresentação sobre impressão tridimensional, também chamada de prototipagem rápida ou manufatura aditiva, por meio de pesquisa dos processos de impressão e as aplicações desta tecnologia para indústrias, profissionais e usuários.
1. Introdução
Com a proliferação do uso comercial da Internet a mais de 15 anos ao redor do mundo, quase a totalidade das novas gerações, e boa parte das antigas, já acredita que não há nada de anormal em conectar-se a rede para obter um arquivo de música, imagem, filme, livro, entre outros, de forma rápida, prática e gratuita. Já quando necessitamos de bens físicos precisamos despender tempo e dinheiro indo até as lojas físicas, ou até mesmo nas virtuais, e de fato comprando o artigo desejado. Porém, o que aconteceria se pudemos imprimir, assim como imprimimos livros obtidos na internet, objetos inteiros sem espera e, dependo do objeto, com o custo extremamente reduzido? Esse questionamento é à base da impressão 3D, ao menos para o grande público que passa a tomar conhecimento somente agora de uma tecnologia que já vem crescendo dentro das indústrias há alguns anos.
2. Métodos
Existem diversos processos para a realização de uma impressão tridimensional, as tecnologias atualmente viáveis têm como principais métodos:
SLA (Stereolithography); Estereolitografia consiste na impressão de um objeto provienente de um arquivo CAD 3D em seções tranversais, camada por camada, usando um laser ultravioleta. Esse processo oferece uma alta taxa de tranferência e pode construir objetos de até 1500mm, com boa precisão e podendo utilizar diversos materiais. Esse tipo de impressão tridimensional é mais comumente usado em escala industrial.
SLS (Selective Laser Sintering); Sinterização Seletiva à Laser é o processo que constroi peças a partir de um arquivo CAD 3D em seções tranversais, camada por camada, usando laser CO2. Com uma alta taxa de transferência é capaz de modelar peças