Projeto Sustentabilidade
DISCIPLINA – ARTES
PROFESSORA – DALIANE
JUSTIFICATIVA
Nas décadas recentes, a questão ambiental vem despertando preocupação e crescente interesse social. Os últimos anos têm testemunhado o caráter problemático que reveste a relação entre a sociedade e o meio ambiente. Nota-se o conjunto de contradições resultantes das interações internas ao sistema social e deste com o meio que o envolve. São situações marcadas pelo conflito, esgotamento e destrutividade que se expressam nos limites materiais, ao crescimento acentuado das desigualdades socioeconômicas intra e internacionais que alimentam e tornam crônicos os processos de exclusão social; no avanço do desemprego estrutural; na perda da biodiversidade e na contaminação crescente dos ecossistemas terrestres, entre outros desequilíbrios.
Neste contexto, a questão ambiental revela o retrato de uma crise pluridimensional que aponta para a exaustão de um modelo de sociedade que produz, desproporcionalmente, mais problemas que soluções e em que as soluções propostas, por sua parcialidade acabam por se constituir em novas fontes de problemas.
Considerando a necessidade que temos de conscientizar e melhorar a qualidade ambiental do meio em que vivemos, como de preservar os recursos naturais e exercer nossa cidadania, serão trabalhados os conteúdos de Artes através da transversalidade dos temas sustentabilidade e preservação ambiental, com trabalhos artísticos utilizando sucatas variadas, materiais recicláveis e o grafite de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão holística e abrangente sobre a sustentabilidade.
FUNDAMENTAÇÃO
A Educação para a sustentabilidade/educação ambiental é a prática educacional que ocorre em sintonia com a vida em sociedade, que pode (e deveria) ser inserida sob diversos enfoques: social, econômico, político, cultural, artístico; não podendo ser considerada como uma prática estanque, uma vez que abrange diversas áreas.