IMPRENSA - TIM LOPES
Até a prisão de Elias Maluco, em 19 de Setembro de 2002, ouvia-se falar sobre o caso Tim Lopes, em todos os tipos de mídia.
Jornalistas encararam o assassinato como um “atentado contra a profissão” e à “liberdade de imprensa” no Brasil. Com todo esse contexto, Tim Lopes passou a ser visto como um herói, um mártir.
A repercussão atingiu quase o mundo todo, a imprensa internacional se manifestou com o desaparecimento de Tim Lopes, grandes entidades de imprensa mundiais se pronunciaram em prol da coragem do repórter6 e produtor da Tv Globo, pela persistência em investigar o crime organizado, o tráfico de drogas, a corrupção.
A rede globo teve influência direta na pressão imposta sobre as autoridades para que a investigação fosse feita, e os criminosos fossem capturados. A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) exigia medidas do governo brasileiro, para que o caso não ficasse impune, manifestando seu interesse também com relação aos assassinatos aos suspeitos do caso Tim.
Do ponto de vista ético, existiram falhas tanto te Tim, quanto da Rede Globo, de Tim por achar que conseguiria fazer toda a investigação sozinho, e da rede globo colocando em risco a segurança do seu jornalista, o mandando para um lugar perigoso, sozinho.
por Rafael Moreira