imprensa como fonte historica
Prof. Drª Maria Luiza Ugarte Pinheiro
Aluno: Reginaldo Simões Mendonça1
Revista Syntonia: Representações da Cidade de Manaus nos anos de 1939 a 1955.
1. Resumo Geral:
A proposta é estabelecer uma análise criteriosa da Revista Syntonia, periódico de grande destaque na sociedade amazonense, circulando entre 1939 a 1943 e 1950 a 1954. Tal análise será também confrontada com outros documentos, sejam eles escritos ou de outra natureza. Enfim, precisamos reintegrar a Revista Syntonia a sua história, ou seja, mostrar aos grupos sociais que imaginavam ter perdido a sua história que é possível resgatá-la através de uma nova releitura de Syntonia. Ao estudarmos a Revista Syntonia estaremos contribuindo para preencher uma lacuna histórica no tocante a própria “classe dos telegrafistas” (se é que existiu) na região amazônica como também é notória a sua importância para a possibilidade de resgatarmos a história da telegrafia aqui na cidade de Manaus mesmo que de forma introdutória. Nesse sentido, os resultados esperados com esta pesquisa se respaldam pela possibilidade de dar a Revista Syntonia um novo olhar historiográfico.
2. Objetivo Central:
Analisar historicamente a Revista Syntonia entre os anos de 1939 a 1954 procurando entender a sua postura frente às discussões políticas, sociais, econômicas e culturais do Estado do Amazonas, resgatando sua importância histórica, de modo a conhecer e registrar sua identidade frente ao desenvolvimento e da expansão da telegrafia como também compreender uma parte da própria dinâmica da sociedade e da imprensa amazonense.
3. Construção da ideia: Métodos.
Buscaremos nesta problematização expor a nossa proposta de estudo discutindo e dialogando, primeiramente com a bibliografia existente sobre questões relacionadas à imprensa do Amazonas e em segundo lugar fazer um levantamento histórico dos exemplares da Revista Syntonia e suas concepções históricas. O uso das revistas se justifica pelo aumento