Fichamento Artigo Reneé Zicman História da imprensa

674 palavras 3 páginas
Em seu artigo, Reneé Barata Zicman nos apresenta as relações da História com a imprensa. Para tanto, ela apresenta dois campos de estudo: o primeiro chamado História da Imprensa, na qual objetiva reconstruir a evolução histórica dos órgãos de Imprensa e levantar suas principais características para um determinado período; e o segundo, qua autora define como campo-objeto, é da História Através da Imprensa que abrange as pesquisas que tomam a Imprensa como fonte primária para a pesquisa histórica.
Em proposta de discussão quanto a pesquisa histórica na Imprensa no Brasil, Reneé Zicman afirma que esse assunto ainda é campo pouco explorado e demonstra que tal empecilho se dá pelos próprios limites impostos pela quantidade limitada de e dados e pela falta de fontes estatísticas. Porém, apesar de tais problemas, uma série de trabalhos que utilizam o jornal como fonte documental da história (sendo a maioria trabalhos de monografias acadêmicas e teses universitárias), tornaram-se mais comuns nos últimos dez anos. Isso se dá devido a riqueza em dados e elementos que a Imprensa fornece, em que, através dela, é possível um melhor conhecimento das sociedades em amplos aspectos.
Zicman, para além das várias vantagens da utilização da imprensa como fonte documental da História, a autora destaca três, sendo estas: a) A periodicidade: Os jornais são “arquivos quotidianos” registrando a memória do dia-a-dia, e este acompanhamento diário permite estabelecer a cronologia dos fatos históricos; b) Disposição Espacial da Informação: Para cada período tem-se a possibilidade de inserção do fato histórico dentro de um contexto mais amplo, entre outros fatos que compõe a atualidade; c) Tipo de censura: Diferentemente dos outros tipos de fontes documentais, a Imprensa sofre apenas a censura instantânea e imediata. Sob este aspecto mesmo as coleções de arquivos são menos interessantes pelo fato de sofrerem quase sempre uma triagem antes de serem arquivados.
Se tratando que a Imprensa seja

Relacionados