Narrativa na historiografia
MARCELO MARQUES FERREIRA
Historiografia.
UBERLÂNDIA
2012
MARCELO MARQUES FERREIRA
Historiografia.
Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Uberlândia, como parte das exigências para a conclusão da disciplina: Historiografia.
Professor: Profa. Dra. Josianne Cerasoli
Uberlândia
2012
Extra, Extra!!! Um passeio explicativo pela questão da narrativa histórica e a narrativa jornalística.
“Escrever é transformar em palavras esse olhar para dentro, estudar o mundo para o qual a pessoa se transporta quando se recolhe em si mesma (...) cercado pelas sombras, constrói um mundo novo com as palavras.” (PAMUK, 2007, p.67)
Uma das grandes questões para nós historiadores vem sendo debatida desde o final dos anos 70, saber lidar com a construção da narrativa e a organização da trama dos fatos se tornou o centro do debate historiográfico. A volta da narrativa no trabalho historiográfico trouxe em certa ideia uma analise que aproxima o historiador com o romancista, gerando dúvida de vários pensadores sobre o oficio do historiador e a fidelidade com suas fontes.
A chamada “volta da narrativa” historiográfica trouxe para o cerne da discussão a questão da metodologia aplicada por cada área. Seria a História uma ficção? Baseada na gama de fontes que podemos utilizar desde os primeiros escritos dos Annales. Ou podemos alcançar o status de ciência, com uma metodologia que cabe ao historiador poder apresenta-la? Através dessas questões tentamos transpor para a intrínseca relação da construção da trama e a organização dos fatos por duas áreas que lidam com a realidade e a busca pela verdade: o oficio do historiador que tem como principal