: Importância do SCM para a competitividade na logística
As dificuldades para a implementação do Supply Chain Management são de três naturezas: culturais, tecnológicas e financeiras. A dificuldade cultural consiste na resistência em abandonar o gerenciamento individual das funções e buscar a integração das atividades através da estruturação dos processos-chave. Nem todas as empresas estão preparadas para atuar de forma aberta e integrada com parceiros, trocando informações, ainda mais informações consideradas estratégicas. Existem também obstáculos tecnológicos. Diversidade tecnológica, processos e sistemas diferentes em cada empresa, suportando os processos de negócios internos. Muitas empresas trabalham com aplicativos próprios, distintos uns dos outros. Mas essas dificuldades tecnológicas podem ser vencidas com a pesquisa de melhores práticas, treinamento de funcionários, atração de fornecedores de soluções e consultoria especializada. Quanto à barreira financeira, é necessária uma análise profunda da capacidade dos integrantes no processo de Supply Chain, permitindo que os vários parceiros possam sustentar as demandas das cadeias, sem descontinuidade de atendimento.
Alguns recursos utilizados são fluxo de informação, planejamento, previsão, colaboração entre outros. As empresas buscam melhorar em todos os aspectos e assim será possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.
O conceito de SCM surgiu no inicio dos anos 1990, quando o aumento da competitividade por mercados cada vez mais exigentes ocasionou a busca por estratégias de ação que procurassem envolver novas concepções de