IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS
TEORIA GERAL DA ADMINSITRAÇÃO I
PROF. CLÁUDIO FIGUEREDO
ACADÊMICA:
IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS
ATIVIDADE AVALIATIVA
1- As empresas, no início do século XX, padeciam de um problema enorme: falta de sistematização de seus processos. Assim, as teorias da administração surgiram como uma solução para tal problemática. Comente essa assertiva.
As teorias da administração surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas. E ainda hoje são utilizadas, pois o administrador precisa conhecê-las para desempenhar com eficácia e eficiência a administração.
2- Comente as influências que a TGA teve ao longo do tempo.
Ao longo do tempo a administração tornou-se algo vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a dependência das organizações são o aspecto decisivo, a administração cresce como fator chave tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.
3- Qual foi a relação entre a revolução industrial e o aumento da competitividade das empresas, no início do século XX?
Com a Revolução Industrial (a chegada de novas tecnologias e novas máquinas, e o conseqüente aparecimento das fábricas), novas formas de gestão eram necessárias para as novas exigências industriais, surgiu a necessidade das empresas produzirem mais e com eficiência, criando assim intensa concorrência e competição do mercado.
4- E hoje, o que mais influencia essa competitividade?
A competição das empresas não se dá apenas por meio de fatores econômicos. As organizações sofrem pressões de outras organizações e da sociedade como um todo para se adequarem aos padrões de conduta socialmente aceitos. Hoje as empresas se destacam pela sua capacidade de inovação.