Importância da qualidade das águas
2. COMO ACONTECE A ALCALINIDADE?
3. COMO DETERMINAR?
4. RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
5. COMO CONTROLAR A QUALIDADE DA ÁGUA
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
1.
A água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para inúmeras finalidades. Em função do uso a que se destina deve apresentar determinadas características. A potabilidade de uma água é definida através de um conjunto de parâmetros e padrões estabelecidos por normas e legislações sanitárias.
Estabelecer um padrão de potabilidade é definir, para cada parâmetro, um valor ou concentração a partir do qual seu consumo pode induzir a riscos à saúde. Sendo determinada pela presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados. A alcalinidade (teor de CA 2+ e Mg2+) dissolvida na maioria das águas são consideradas alcalinas embora possam conter CO2 que combinado com água formam o (H2CO3).
Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes numa água, capazes de neutralizarem ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes numa água e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente. Numa água com certa alcalinidade a adição de uma pequena quantidade de ácido fraco não provocará um abaixamento de seu pH, porque os íons presentes irão neutralizar o ácido. Os valores da alcalinidade são usados na interpretação e controle dos processos de tratamento de água e efluentes. Em muitas águas superficiais a alcalinidade é função dos carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos, por isso ela pode ser tomada como uma indicação da concentração destes constituintes.
2.
Os principais componentes da alcalinidade são os sais do ácido carbônico, ou seja, bicarbonatos e carbonatos, e os hidróxidos. Outros sais de ácidos fracos inorgânicos, como boratos, silicatos, fosfatos, ou de ácidos orgânicos, como sais de ácido húmico, ácido acético,