Importância da Pesquisa
DACEC – Depto. de Estudos das Ciências Administrativas, Contábeis,
Econômicas e da Comunicação
Administração de Empresas - EAD
Porto Alegre, 06 de março de 2013.
Disciplina: Pesquisa em Administração
Professor: Msc. Pedro Carlos Rasia
Acadêmico: Thiago Melo de Souza
Pesquisando para crescer
Ao iniciar a vida escolar, adquire-se a prática de pesquisar. Pesquisa-se para resolver exercícios, escrever textos e fazer redações. A pesquisa passa a ser uma atividade desde o ingresso na escola. O ato de pesquisar é muito importante para a aprendizagem e produção de conhecimento científico. É através de pesquisas que se encontram informações e conhecimentos para tornar-se mais desenvolvido intelectualmente.
O profissional, no decorrer do curso e de toda sua vida profissional, precisa fazer pesquisas para que possa absorver novas informações e conhecimentos. A pesquisa permite ao profissional dominar novos assuntos e novas técnicas, bem como desenvolver os que já conhece.
Na academia, tem-se como objetivo desenvolver o espírito científico e a prática de trabalhos técnicos. Entretanto, nada se consegue sem a utilização de estudo e pesquisa sistemáticas através de métodos e técnicas adequadas. Para Koche (2002, p.29): O conhecimento científico surge da necessidade de o homem não assumir uma posição meramente passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou controle dos mesmos. Cabe ao homem, otimizando o uso da sua racionalidade, propor uma forma sistemática, metódica e crítica da sua função de desvelar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo.
A primeira etapa que o aluno universitário precisa vencer para se tornar um estudioso é conhecer e utilizar formas que facilitam os seus estudos e pesquisas. O ensino superior exige:
• Autonomia no processo de aprendizagem;
• Projetos de trabalhos apoiados em material didático e científico, constituído em bibliografia