Importância da pesquisa
Nesse estudo faremos uma reflexão a respeito do conceito de pesquisa e sua importância na formação e na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental. Implementaremos nossa reflexão trabalhando inicialmente o conceito de pesquisa numa perspectiva mais abrangente, e em seguida partiremos para uma particularização desse conceito em três classificações: a pesquisa acadêmica, a pesquisa escolar e a pesquisa da própria prática pedagógica. Posteriormente falaremos da importância dessas pesquisas na formação e na prática dos professores.
O que nos move nessa reflexão é um conjunto de vivênvias no âmbito da formação de educadores. A partir dessas vivências podemos afirmar que estamos diante de um cenário complexo que apresenta demandas de várias naturezas quando referimo-nos à formação do educador. Quando fazíamos a pesquisa bibliográfica para o nosso trabalho[2] notamos um grande número de publicações sobre formação de professores priorizando aspectos diferentes. Falou-se em professor “construtivista” (BRASIL,2000;TORRES,2004) professor “mediador” (BRASIL,2000;CAGLIARI,1999), “professor reflexivo” (PIMENTA,2002) “professor pesquisador” (SCHON,2000;ZEICHNER,1999) etc. Dentre esses conceitos indagamos: o que é possível ser e fazer quando do exercício de construção e execução da prática docente? Para responder a essa questão é necessário uma análise do significado desses adjetivos e sobretudo do termo professor. Nesse momento nos concentraremos no termo professor pesquisador. Faremos análise desses termos tomando como base o conceito de pesquisa, e sua aplicação na formação e na prática docente.
ENSINO, como pode ser visto acima, é o mero transmitir de conhecimento; enquanto EDUCAÇÃO é a transmissão dos valores necessários ao convívio, manutenção e desenvolvimento da sociedade como um todo; destinado a fazê-la funcionar como um único corpo orgânico.
Assim, ENSINO corresponde à mera transferência de informação ao