Importância da linguagem humana
De todos os elementos que caracterizam a cultura talvez o mais importante seja a linguagem. De fato, a linguagem é um dos traços mais característicos da humanidade. Constitui “o mais belo espetáculo já encenado pelo homem”, como afirmou o linguista alemão Benjamin Whorf.
Mas, afinal, no que consiste a linguagem?
É a capacidade que permite aos homens comunicarem-se uns com os outros por meio de um código. Para o linguista E. Sapir: linguagem é um método puramente humano e não instintivo de se comunicarem ideias, emoções e desejos por meio de símbolos voluntariamente produzidos.
O principal exemplo de linguagem humana são as línguas naturais como o português, o inglês, o espanhol, o alemão, o russo, o japonês, entre outros.
O filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) dizia que a língua é o solo comum da cultura de um povo. Isso porque a língua é tipicamente um fato cultural e representa um dos mais fortes laços de união entre os membros de uma comunidade. É o instrumento pelo qual o indivíduo assimila a cultura do grupo a que pertence. Pela linguagem, por exemplo, os pais comunicam aos filhos não apenas suas experiências pessoais, mas algo muito mais significativo: as experiências acumuladas pelo conjunto da coletividade.
Por outro lado, o conhecimento individual de cada pessoa também torna-se, através da linguagem, patrimônio social. Assim, as sucessivas gerações de seres humanos não precisam reinventar todas as soluções já desenvolvidas pelos antepassados. Cada nova geração pode herdar as contribuições da geração anterior, ficando com o tempo disponível para efetuar suas próprias conquistas e propor novos problemas.