Importância da Leitura
DILMARA MENEZES SANCHES*
MARYLUCIA SANTOS MACHADO*
RESUMO
O presente artigo aborda sobre a suposta traição de Capitu o hábito de leitura no meio acadêmico, tendo como amostra os alunos do primeiro período do Curso de Enfermagem da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA). Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com o objetivo de identificar práticas leitoras no curso mencionado acima, bem como, identificar a importância da leitura na formação de um referencial teórico dos futuros profissionais de enfermagem.
Palavra - chave: Leitura. Curso de Enfermagem. FAMA.
1 INTRODUÇÃO
A leitura se faz presente na vida das pessoas desde o momento em que se precisa compreender o mundo. O ato de ler surge da necessidade de decifrar, interpretar e perceber o sentido e o valor das coisas do mundo sob diversos ângulos. A leitura mostra a realidade dos fatos e faz ter uma visão ampla dentro da sociedade, pois possui um caráter informativo e instrumental, isto é, é um objeto de aprimoramento quanto ás pessoas e quanto ao desempenho nas atividades cotidianas da sociedade, num ambiente acadêmico ou profissional. Através da leitura verifica-se o conhecimento, valores e experiências conhecendo melhor ás pessoas e ao mundo.
O importante também é que toda instituição tem por obrigação dá total acesso aos seus alunos ao conhecimento e a leitura. Para isso deve-se fazer a implantação de bibliotecas com um rico acervo possuindo diversas referencias bibliográficas atuais, fazendo assim com que seus alunos despertem o gosto pelo hábito de ler. O desenvolvimento do ato de ler, se dá em um constante processo que começa em casa, se aprimora na escola, prossegue no ambiente acadêmico e depende da consciência de cada indivíduo. A leitura dá a capacidade de utilizar a criatividade gerando inovações e mudanças.
A