Ética e Serviço Social
CURSO SERVIÇO SOCIAL
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL
(QUESTIONÁRIO)
QUIXADÁ – CE
JUNHO – 2012
CURSO SERVIÇO SOCIAL
INSTITUTO VALE DO COREAÚ
Equipe:
Ana Paula Barros
Cecília Jacinta da Silva
Francisca Jacqueline Bezerra Cavalcante
Francisca Verônica Batista
Luciana da Silva Nascimento
Maria Aparecida Bezerra
Maria Ivonete Meneses
Marta Eugênia dos Santos Andrade
Trabalho apresentado ao curso de Bacharel em Serviço Social do Instituto Vale do Coreaú, como requisito de nota para a disciplina Ética e Serviço Social, sobre a orientação da Professa Suyanne Menezes.
QUIXADÁ – CE
JUNHO – 2012
QUESTIONARIO
1- Decorra sobre o projeto ético politico do serviço social.
Na construção da trajetória do Serviço Social e sua ética profissional, cujo marco foi a consolidação do Código de Ética de 1993 que, fruto de um fértil e democrático debate da categoria, instituindo como valor central a liberdade, sinalizando, por seus princípios para uma direção social que busca a construção de uma nova ordem social. O marco central dessa ruptura foi o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais em 1979, conhecido como “marco da virada” selando um compromisso político da categoria com as classes populares, e posteriormente, ressaltando as elaborações dos códigos de ética de 1986 e, sobre tudo, o de 1993 tendo como foco central a ética, que juntamente com a lei 8.662/93 e as novas diretrizes curriculares de 1993 é conhecido como projeto ético político, que norteia até hoje a intervenção profissional e a formação acadêmico. Desde então o desafio maior é efetivado num contexto neoliberal.
Temos a convicção que o projeto ético político profissional só existe porque é resultado da construção coletiva por parte significativa da categoria de Assistentes Sociais.
2- Quais os princípios fundamentais do CEP de 93?
Os princípios fundamentais do novo Código de Ética do/a