Importância da leitura nas escolas brasileiras
1- CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA COMTEMPORÂNEA
Entendeu-se que abordar a educação contemporânea exige um olhar voltado ao passado para perceber seu percurso, ao presente para garantir ricos momentos de interação e aprendizagens coletivas e, no futuro, compreender quais contribuições serão legadas aos estudantes que ora passam pela escola.
O mundo contemporâneo trouxe uma série de mudanças na vida cotidiana das pessoas, as informações hoje circulam em tal nível de aceleração que se torna impossível pensar em obter-se domínio ou controle dos conhecimentos referentes a um fato qualquer. Mas, nos séculos XVII e XVIII, o conhecimento produzido na ciência levou-nos a crer neste domínio ou controle sobre os fatos descobertos ou anunciados. Neste momento da história enxergava-se um mundo “mutável”, porém com certas restrições, ou seja, as mudanças poderiam acontecer mediante uma regularidade na natureza e na sociedade, confinada a previsões, cálculos e precisões. A previsibilidade fundamentava as transformações. E estas trariam o progresso consigo. Mas o progresso calcado no desenvolvimento e no aperfeiçoamento da técnica e sua manipulação.
O novo paradigma que desenha a ciência contemporânea traz as idéias de incertezas, porque quando o homem se deu conta de que toda a tecnologia produzida com intenção de se trazer benefícios em termos de sobrevivência não foi suficiente. E que ele não foi capaz de cumprir esta função, e muito pelo contrário, lutamos hoje com as questões de falta de água, alimentos, guerras, doenças, ou seja, foi criado um mundo onde os riscos de sobrevivência da própria espécie humana estão ameaçados de extinção. Então, o homem chega à conclusão de que este caminho da visão especializada não foi o que ele esperava. E retorna a pensar sobre o projeto de vida, o seu planejamento de felicidade.
Hoje, vivemos na busca de condições que privilegiam a “melhor forma” do homem existir no