Intervenção em adolescentes
A adolescência é a integração, nas expectativas do adolescente, das mudanças internas e externas, sendo caracterizadas por esta tentativa e uma maior ou menor capacidade para se ajustar a estas modificações.
Se tudo se prepara na infância, tudo se joga na adolescência - este período aparece, então, como um organizador da personalidade, em que se instauram novas modalidades relacionais e novos equilíbrios. Para além da adaptação às transformações corporais, o adolescente confronta-se com mudanças profundas ao nível dos seus desejos e das suas possibilidades afectivas e intelectuais. Ao mesmo tempo, tem que tomar decisões ao nível da orientação profissional e do projecto de vida que a sua autonomia crescente torna cada vez mais personalizado.
O Psicólogo pode auxiliar neste processo de reflexão e de mudança perante qual o adolescente se confronta. Desenvolvimento das Atitudes Sociais - Desenvolvimento em que a criança começa a fazer avaliações em relação aos outros e a si própria
- Através da interação com os outros é que as crianças começam a ter consciência de si A criança começa a ter atitude a partir dos 4 ao 6 ano de idade
A criança distingue entre si e os outros, no entanto, sem distinguir diferentes pontos de vista;
Consegue prever e adivinhar as emoções dos outros em situações conhecidas por ela emocionalmente.
Atitude social determinada pela informação (6-8 anos):
Para a criança as pessoas sentem e pensam de maneira distinta porque têm informações ou estão em situações distintas. Atitude social determinada pela reflexão (8-10 anos):
Cada pessoa possui valores e propósitos próprios que o fazem pensar e sentir de maneiras diferentes;
Os seus motivos e os de outrem podem entrar em conflito.
As perspectivas pessoais têm valor e moralidade relativas.
Atitude social determinada pela reciprocidade (10-12 anos):
A criança distingue a sua perspectiva da do grupo;
Todas as pessoas têm a noção das