Importância da inovação
O mercado vem passando por varias transformações econômicas que no todo exige mudanças no processo de produção de bens, serviços e gestão comercial. Economicamente a globalização reflete a busca por novos produtos e serviços. Esta luta será vencida por empresas que oferecem produtos novos e de melhor qualidade e a preços mais competitivos. As variáveis na inovação, preço e qualidade tendem a caminhar para lados diferentes, exceto quando a tecnologia é utilizada como instrumento para esta finalidade. A tecnologia, nas últimas décadas, é um recurso das organizações que possibilitando o aumento da produção e nem sempre isso se traduz em elevação de custos na mesma proporção. Se pensarmos nas empresas que admiramos, aquelas que se sobressaem mesmo em épocas de crise e crescem além da média do seu segmento, veremos que a inovação é prioridade para a sua maioria. São poucas as que conseguem se superar e gerar valor ou superar as crises e simplesmente para sobreviver.
A inovação, porém tem um aspecto mais amplo isto é pode vir por meio do desenvolvimento de novos clientes, de novos mercados, de novos canais, de novos métodos de fazer negócio, da gestão de parcerias estratégicas, do desenvolvimento de novas competências, de novos modelos de negócios, enfim, inovação é uma forma de gerar novo valor se diferenciando de seus concorrentes. A importância da inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, entretanto poucas empresas exercem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática.
Uma característica fundamental da inovação é que ela seja geradora de valor para todos os clientes, que compram a melhor marca para os parceiros estratégicos, com os quais se compartilham os riscos e acelera o retorno para os investidores que têm uma empresa capaz de resistir a crises e gerar um alto retorno no mercado. Trabalha também na identificação e na