Importância da Gestão de Pessoas e os Processos Básicos
Informações Importantes:
Este documento deverá ser utilizado como roteiro elementar de estudo, com tópicos e conceitos básicos sobre o(s) tema(s) em questão, não devendo ser utilizado isoladamente para a elaboração dos trabalhos, estudos e relatórios.
Ele deverá associar-se, impreterivelmente, aos livros e aos materiais indicados na Ementa do Plano de Ensino da disciplina Dinâmica das Relações
Interpessoais.
As informações foram coletadas integralmente e/ou adaptadas dos autores e textos presentes nas referências bibliográficas ao final do documento. Não conferindo desta forma, minha autoria.
Bons estudos!
Profª Christina Montuori
Gestão Geral - Dinâmica das Relações Interpessoais
Pagina 1 de 7
Universidade Paulista - UNIP
O Contexto da Gestão de Pessoas
O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho toma considerável tempo das vidas e dos esforços das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal (CHIAVENATO, 2004).
Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca. Assim, as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações (CHIAVENATO, 2004).
De outro lado as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos (CHIAVENATO, 2004).
Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Na
verdade,