Gestão de pessoas
Esse tema tem como foco principal as pessoas, pois é a palavra chave, falar de gestão é falar de gente, mentalidade, conhecimento, ação, iniciativa.
Temos como objetivo principal mostrar características e perfil da área de atividades tão gratificante.
Gestão de Pessoas é a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual.
Nesse tema vai ser relatada a importância da Gestão de Pessoas, seus objetivos, e os processos básicos.
* O CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS
O contexto de gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações.
E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. Onde na maioria dos casos o trabalho ocupa maioria do tempo e o esforço das pessoas, para sua subsistência e sucesso pessoal.
De um lado, o trabalho é muito importante, é difícil separá-lo das pessoas que necessitam, é quase impossível, porém traz grande impacto na vida.
As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Todos sonham em crescer na vida e ser bem-sucedido, ter uma boa colocação em seu trabalho.
De outro lado, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, obter uma ótima produção e desenvolver serviço com qualidade para um bom fornecimento para seus clientes, competição no mercado, e atingir objetivos globais e estratégicos. As organizações nada seriam sem a existência das pessoas que dão a vida, que se entregam de corpo e alma, pois dependem do emprego, e o emprego delas, onde desenvolve dinâmicas, inteligência, energia, criatividade e racionalidade. Há uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos; uma relação duradoura entre pessoas e organizações.
As organizações existem em variedades, podendo ser: hospitais, indústrias, financeiras, bancos, comércio, universidades, lojas, prestadoras de