Importância da Educação Física no ensino médio
A Educação Física inserida do contexto escolar tem, sobretudo a importância de educação. No Ensino Médio ela tem a importância de proporcionar o aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Porém, ela se retrata na formação do pessoal e social do indivíduo em seu desenvolvimento geral.
A disciplina de Educação Física tem um papel importante para a vida humana uma vez que ela está relacionada diretamente à corporeidade e ao movimento humano. Podemos dizer que ela atua sobre o homem como ser corpóreo e em sua motricidade, englobando ao ser humano as mais diversas atividades físicas, tais como a ginástica, o jogo, a dança e o desporto.
No entanto a Educação Física deve apresentar características próprias, as quais considerem o contexto sócio histórico dos alunos e contribua na sua formação e suas culturas individuais.
2. Quais as dificuldades e limitações são encontradas pela disciplina Educação Física no Ensino Médio?
Uma das dificuldades encontradas é o fato de que quase metade dos alunos do Ensino Médio estudarem no período noturno.
A prática da Educação Física sendo facultativas para as mulheres com prole, militares, pessoas doentes com atestado e pessoas com mais de trinta anos, limita a disciplina, uma vez que ela tem o papel de incluir o aluno independente de suas limitações, assim compete ao professor adaptar as aulas para todos os alunos.
Outro problema é o fato de que muitas escolas brasileiras impõem aos alunos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio ocorram em outro turno das demais disciplinas, desta forma os alunos ficam desestimulados a retornar a escola, por diversos motivos, tornando assim um número maior de alunos dispensados das aulas.
É importante frisar que os alunos no Ensino Médio mantém o foco no vestibular, dando importância apenas às disciplinas que serão cobradas nas provas e como a Educação Física não faz parte do vestibular,