Importância da Constituição para a manutenção do ordenamento jurídico
CURSO: GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DA SEGURANÇA PRIVADA
DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO
PROFESSOR: LUIZ MARCELO DE ALMEIDA PEREIRA
EWERTON KLAUS SÁ ARAÚJO
RESPOSTA A QUESTÃO APRESENTADA PELO PROFESSOR LUIZ MARCELO DE ALMEIDA PEREIRA APRESENTADA COMO PARTE INTEGRANTE DA AV1 DE EWERTON ARAÚJO, 2014.
Salvador
2014
EWERTON KLAUS SÁ ARAÚJO
RESPOSTA A QUESTÃO APRESENTADA PELO PROFESSOR LUIZ MARCELO DE ALMEIDA PEREIRA APRESENTADA COMO PARTE INTEGRANTE DA AV1 DE EWERTON ARAÚJO, 2014.
RESPOSTA A QUESTÃO APRESENTADA PELO PROFESSOR LUIZ MARCELO DE ALMEIDA PEREIRA apresentado ao Curso de Graduação Tecnológica em Segurança Privada, da Universidade Estácio de Sá, Campus Gilberto Gil como parte da AV1 da disciplina Direito constitucional Aplicado.
Professor: Prof. LUIZ MARCELO DE ALMEIDA PEREIRA
Salvador 2014
Como a Constituição é útil para manter a coerência do ordenamento?
A modelo constitucionalista surge da evolução do Estado moderno. Da luta pela limitação do poder do soberano no Estado absolutista, da necessidade de acesso ao poder de uma nova classe social que já vinha se moldando nos burgos feudais e que com o mercantilismo e com o surgimento de modelos capitalistas como o Bulionismo e o Kameralismo acabam por se fortalecer e requerer também a sua fatia de poder. Surge também de uma nova visão de mundo alicerçada nas conquistas ultramarinas de Portugal e Espanha e por uma volta ao classicismo que eclode em movimentos como o Iluminismo e o enciclopedismo, nos quais o homem passa a ser novamente o centro de si mesmo (antropocentrismo) em evidente contraste ao pensamento escolástico medieval teocêntrico por natureza.
Neste contexto, abre-se, a possibilidade de confronto das ideologias que sustentavam o regime absolutista, como o conceito de direito divino e o pensamento de filósofos como Thomas