IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O BEM ESTAR FÍSICO
Com a vida corrida que levamos, acabamos nos esquecendo de que a prática de atividade física regularmente traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, tais como: prevenção ou tratamento da obesidade, diminuição do LDL (colesterol ruim), prevenção e tratamento de várias doenças degenerativas, entre outros. Mas, para que obtenhamos esses benefícios, a sua prática deve ser regular, pois somente virando rotina é que alcançaremos os resultados desejados. A obesidade é uma epidemia mundial, sendo considerada um problema de saúde pública e entre os tratamentos a ela relacionados estão a Atividade Física e a Reeducação alimentar. A crescente onda de Fast Food compromete o padrão tradicional alimentar, pois substitui refeições saudáveis por lanchinhos rápidos. Nas duas últimas décadas houve o predomínio no consumo de alimentos industrializados, no lugar de frutas e verduras, ou seja alimentos in natura. A sugestão é a reeducação alimentar e o estímulo à prática de atividade física. Para entender melhor basta analisar que o corpo foi feito para se movimentar e se pensar um pouco mais será fácil entender que os seus ancestrais eram muito mais ativos, eles não tinham os recursos que temos atualmente. Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando parte na vida e a cada dia com mais informatização, e ainda a maioria das pessoas mora nos centros urbanos, o que favorece a mecanização. Do ponto de vista da locomoção e trabalhos braçais as vidas se tornaram mais fáceis e confortáveis. Porém, com toda essa economia de movimentos e de força para realizá-los há um custo, a atrofia de todo o organismo.
O simples toque de botão para controlar máquinas que fazem o serviço pesado, pode ser agradável, cômodo e aumenta a velocidade de execução das tarefas, mas tem um preço, deteriora a saúde.
Ao realizar atividades físicas são exercitados os músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que aja uma maior necessidade de sangue para nutrí-los, acelerando o