Importância da arte no processo desenvolvimento infantil
IMPORTÂNCIA DA ARTE NO PROCESSO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Aponte, em forma de tópicos, suas impressões pessoais sobre o texto O Menininho.
R: Esta estória escrita por Helen Buckley nos traz a percepção de uma realidade que ainda permeia nossa estrutura educacional; de que o conhecimento baseia-se ainda na transmissão para um "objeto", o ALUNO, sendo o professor o responsável pela aprendizagem. Assim, o aluno não pensa, recolhe o que já foi pensado, abdicando de ler singularmente o mundo.
O menininho aprendeu a esperar e a olhar, e fazer as coisas exatamente como a professora. E ele não fazia mais as coisas por si próprio.
É o que vemos acontecer em nossas escolas: o desestímulo às iniciativas, o que inibe a criatividade, a audácia, o risco. Mata no aluno a curiosidade inata do ser humano. Não se educa para o questionamento, para a independência e busca de respostas; não se incentiva o questionamento, a criação própria, a Como educadores, cabe a nós questionarmos a maneira como estamos educando e que tipo de profissional e cidadão estamos ajudando a formar. No entanto essa mudança precisa acontecer internamente. Não mudamos nossa atuação como professores sem primeiramente mudar nosso "eu".
2. Quais mensagens podemos extrair da música Aquarela? (Extrair a mensagem principal da música, a mais evidente, e as mensagens secundárias, menos evidentes, mas também sentidas durante a apreciação da música).
R: A linguagem poética nos fala através de metáforas, sobre a transcendência e efemeridade dos seres e das coisas. As coisas que planejamos e "desenhamos", nutrindo de cores nossa existência podem ser encontradas em todos os lugares. Só nós podemos pintar nossa própria aquarela (viver), mesmo sabendo que toda pintura é efêmera e um dia irá perder a cor.
3. Como ocorreu o surgimento da arte na história da humanidade?
R: O papel da Arte na história da humanidade adquire diferentes conotações ao longo da