Importação cap 84 e 85
Os capítulos 84 (“Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos e suas partes”) e Capítulos 85 (” Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes; Aparelhos de gravação ou de reprodução de som; Aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios”) estão entre os maiores déficits no período estudado. De acordo com dados do CBEC (Conselho empresarial Brasil-China) Maquinas e aparelhos elétricos e suas partes e máquinas e aparelhos mecânicos e suas partes são os principais produtos importados da China, sendo que estes são os principais produtos exportados pela China, que é o principal polo comercial do mundo, chegando a ter cerca de 11,08% de participação no comércio mundial.
Em 1999, influenciado pela crise financeira asiática, as importações brasileiras provenientes da China reduziram-se para US$ 1 bilhão, após um período de rápido crescimento (1992/98). As importações para outros países fecharam em queda esse ano.
Ocorreu um ligeiro aumento das importações em 2000 e 2001. A entrada da China na OMC, em setembro de 2001, beneficiou os países membros da OMC, como o Brasil. Esses países podem agora participar de um mercado de produtos e serviços em expansão, negociando em bases legais mais seguras e transparentes, que evitam mudanças inesperadas de legislação e licenças discriminatórias, asseguram a redução de barreiras tarifárias e não-tarifárias e de subsídios, e ajuda, enfim, a liberalização parcial do comércio.
Era espera um aumento das exportações em 2002 mas não foi o que ocorreu, devido à crise política no Brasil, que afetou o câmbio, gerando uma desvalorização do real. A desvalorização cambial ocorrida em 2002 bastou para detonar a substituição de importações em alguns setores. A maioria, em especial no segmento de bens intermediários, permaneceu insensível. São os setores nos quais o país tem dependência estrutural, e, em caso de