Importancia do professor
1.0 Introdução
A Educação Brasileira sofreu grandes mudanças nas últimas décadas, com substancial queda na taxa de analfabetismo e aumento expressivo do número de matrículas em todos os níveis de ensino. Um dos fatores que contribuiu consideravelmente para essa melhoria foi à exigência legal de formação inicial para atuação no ensino fundamental, tanto para professores, como também para os profissionais técnicos pedagógicos, pois nem sempre essa função era cumprida por especialistas, devido à deficiência de profissionais habilitados e do próprio sistema educacional.
No entanto a escola deve trabalhar em conformidade com as mudanças da sociedade buscando uma formação consistente, com um investimento educativo contínuo e sistemático para que o professor, o orientador, o supervisor e outros profissionais se desenvolvam com capacidades e habilidades múltiplas como exige a educação atual. O conteúdo e a metodologia para essas formações devem ser continuamente avaliados e revistos para que haja possibilidade de melhoria do ensino. Essa formação não pode ser tratada como um acúmulo de cursos e técnicas, mas da construção de um processo reflexivo e crítico sobre a prática educativa nos diversos espaços da escola.
Entretanto, não é fácil para muitos professores o planejamento e o desenvolvimento curricular devido a deficiências s e problemas enfrentados por algumas escolas, precisão ter uma visão voltada para fins educacionais do seu dia-a-dia, nem tampouco é fácil visualizar, para cada lição, os métodos e recursos didáticos mais convenientes. Por outro lado, a sala de aula não é um mundo fechado, os alunos convivem com outros alunos. Enfim, o ensino desenrola-se vinculado a todo um ambiente social escolar, difícil de perceber, de interpretar e de utilizar pedagogicamente no seu todo e nos seus detalhes por quem está imerso nele. É aí que o professor necessita de uma assistência técnica-pedagógica para que se mantenha sempre mais produtivo.