Importância do professor
Por que é uma profissão tão desvalorizada?
Educação
"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."
Quem é o responsável pela educação? O professor O aluno A escola A família
A sociedade
Enfermeiro/ Padeiro/ Bombeiro/ Cozinheira/ Agricultor/ Médico / Mecânico / Lixeiro/ Diplomata/ Maestro /Engenheira/ Farmacêutico/ Professora/ Agrônomo/ Psicóloga/ JornalistaAdvogado/ Policial /Político /Educador infantil
Quais das profissões listadas são mais bem remuneradas? Por qual razão?- Quais as ocupações que demandam mais tempo de estudo formal?- Quais as profissões menos prestigiadas? Por quê? - Quais as diferenças entre, por exemplo, advogados e agricultores?- O que a maioria das profissões listadas tem em comum?
A situação dos professores no mercado de trabalho: a educação é um dever do Estado brasileiro e um direito do cidadão.
Mesmo as pessoas envolvidas com atividades menos prestigiadas e socialmente reconhecidas provavelmente passaram pela escola.
Dificuldades enfrentadas por uma pessoa analfabeta para se colocar no mercado de trabalho atual.
Importância da educação formal e, portanto, dos professores.
A atividade do lixeiro é tão importante para nossa saúde quanto a do médico, imagine uma cidade grande sem coleta de lixo! A sociedade apresenta oportunidades e recompensas desiguais para diferentes carreiras e profissionais.
As sociedades complexas se assemelhariam a organismos vivos, onde cada parte desempenha uma função específica. Para que esse grande organismo (a sociedade) funcione corretamente, é necessário que cada uma das suas partes (os indivíduos) se comportem como é esperado. A analogia equipara a sociedade com o corpo humano: se cada um dos órgãos está saudável (isto é, funcionando adequadamente),