Importancia do engenheiro
Última atualização em Qui, 28/07/2011 - 14:50 Por Camila Pessoa Qui, 28/07/2011 - 14:47
Conta-nos a mitologia grega, que em Delfos, nas costas do Monte Parnaso, havia um templo, onde uma sacerdotisa conhecida como Pitia, cujas aparições públicas se davam depois da ingestão de ervas alucinógenas ministradas por seus guardiões, fazia previsões sobre o futuro das pessoas que visitavam o templo. Todos, cidadãos comuns, comerciantes e personagens públicos queriam ouvir as palavras do Deus Apolo, emanadas através da sacerdotisa Pitia. O oráculo de Delfos, como ficou conhecido, era considerado pelos gregos como sendo o centro da Terra. Atualmente sabemos que na realidade, os transes a que estava submetida à sacerdotisa, eram conseqüência de sua permanência em um quarto que possuía fendas no chão, por onde saíam gases enervantes que a deixavam em forte estado de delírio.
Nos dias atuais, Apolo foi substituído por um Deus abstrato que atende pelo nome de Mercado Financeiro Internacional e a montanha onde se encontra o oráculo é Davos, de onde os sacerdotes do fundamentalismo econômico fazem sombrias previsões, deixando-nos a sensação de que estamos delirando.
Vivemos uma realidade tão irreversível que, depois de discutir durante anos, a OCDE - Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento, formada por 29 países, finalmente concluiu que o que está acontecendo no mundo é uma "significativa transformação econômica".
A velha economia industrial, em qualquer parte do mundo que se manifestou, dava ênfase à massificação. A chamada nova economia é não só estruturalmente diferente como também opera de acordo com novos princípios. A produção em massa está caminhando para a clientilização personalizada; os mercados de massa estão dividindo-se em fragmentos cada vez menores, caminhando em direção aos mercados de um só. Ouvimos constantemente que a conectividade encolheu o mundo e mantém as pessoas cada vez