Importancia do aço na contrução civil
14/03/2014
A construção Civil é a área que mais tem capacidade de elevar a taxa de emprego, de produto e de renda, seja a curto ou médio prazo, pois sua competência de absorver mão de obra é muito grande. Isto diminui significativamente as taxas de desemprego nos momentos em que a economia não anda bem.
Mas para isto acontecer, deve haver incentivos governamentais que elevem a demanda por produção e, em consequência disto, os produtos e serviços que estão interligados à construção civil aumentem. São produtos como pedras, parafusos e acessórios, areia, tintas, madeiras e tijolos que são vendidos em larga escala, fazendo com que as empresas produzam mais, promovendo o emprego e a rendas dos trabalhadores.
A construção civil fabrica casas, prédios, aeroportos, estádios, portos, faculdades, escolas. Constrói estradas e uma infinidade de obras que impulsionam a economia brasileira e a sociedade, enaltecendo o bem estar da população, dando melhores condições de vida. Grandes obras estimularam a economia brasileira, como as moradias para o programa minha casa minha vida e os estádios para a copa do mundo. Isto fez com que muitas empresas locais crescessem, gerando empregos e oportunidades.
Em 2013, o setor da construção civil manteve um ritmo lento, com um crescimento de 2%, o qual ficou abaixo do Produto Interno Bruto nacional de 2,5%. Já em 2014, fala-se que o aumento neste setor será de 2,8%, sendo este porcentual um pouco maior que o PIB previsto para este ano.
O setor da construção civil é responsável por alavancar os avanços da sociedade. Este nicho de mercado apresenta através do trabalho inúmeros fatores que colaboram para a economia de uma cidade, estado ou país.
A movimentação econômica que gera a produção de um empreendimento altera fatores como taxas de emprego e demandas de mercado. Este setor tem em suas características de trabalho a seriedade e a responsabilidade por erguer produções de qualidade futuramente usufruídas