Importancia de gestao de materiais
A gestão de materiais compreende o abastecimento contínuo dos bens que entram nas empresas, sejam para fabricação dos produtos ou para sustentar todas as acções que dependam de materiais para serem realizadas como matéria-prima, materiais de escritório, do sector de vendas como embalagens e afins, do sector de limpeza, atendimento, etc.
A finalidade da gestão de materiais é a optimizar os investimentos em stock, pois os custos que a empresa possui para funcionar, nada mais são do que o capital empregado em mercadorias ou produtos que estão sujeitos a degradação.
O uso eficiente dos meios de planeamento e controlo são um dos principais objectivos desta actividade e com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.
Objectivos da criação de stocks
A gestão de stocks é essencial para um negócio de sucesso. Uma boa gestão de stock de uma empresa diminui o excesso de inventário e assegura que temos produto suficiente na mão para atender a demanda do cliente. Desenvolver um plano de gestão de inventário para agilizar pedidos e reduzir o tempo desperdiçado no controlo de stocks.
Garantir a segurança do Inventário:
Um dos objectivos da gestão de stocks é manter produtos em segurança. O inventário deve ser mantido numa área segura, onde é protegido contra roubo. Dependendo do tamanho da sua empresa, isto pode significar o uso de equipamento de vigilância, guardas ou sistemas de alarme. O inventário deve ser controlado com cuidado, também, para evitar uma quebra. Um inventário que seja mal dirigido significa uma perda financeira para qualquer empresa.
Basicamente os stocks são criados para: * Aumentar a segurança, criando defesas contra as variações na procura; * Serviço ao cliente; * Manter independência entre operações e criar flexibilidade; * Criar seguranças contra atrasos nas entregas por parte dos fornecedores; * Tirar vantagens da Quantidade Económica da