Importancia das algas
Clorófitas - São algas verdes, unicelulares ou multicelulares, cujas células assemelham-se às dos vegetais traqueófitos. Ocorrem em toda parte, no mar ou no continente. Algumas são comestíveis, outras constitui-se em importante fonte de cálcio na fabricação de ração, e outras são utilizadas na fabricação de xampus.
Feófitas - Possuem grande importância econômica importantes por serem comestíveis e,principalmente, por serem utilizadas na indústria para extração de alginato - matéria prima na indústria de laticínio e conservas, de panificação e massas, tintas, de cosméticos e de sorvetes.
Rodófitas - São, como as feofíceas, muito importantes economicamente, devido à extração principalmente de agar e a carragenana. São também muito importantes por construírem substratos duros, como na maioria dos recifes do Brasil, pela consolidação de sedimentos através da deposição de calcário.
Bacilariófitas ou diatomáceas -Seu uso comercial mais importante reside na confecção de filtros principalmente para a indústria açucareira. Os diatomitos são ainda usados na produção de abrasivos finos para polimento de prata e antigamente eram usados na fabricação de dentificios. São empregados como aditivos de tintas (aumentando a visibilidade das placas nas estradas) e como isolantes em fornos de fundição.
Diotomito- A importância econômica das diatomáceas são os diatomitos, que são depósitos sedimentares de frústulas silicosas em bacias de lagos e mares. Na Califórnia (Lampoc), encontra-se um dos maiores depósitos comercialmente aproveitados. Podem ser utilizadas comercialmente nas industrias , como : filtro de líquidos, polidores , vernizes e produos de papel , refinadores de açúcar ( isolante térmico em caldeiras ). As microalgas, são também comercializadas para sua utilização nas fabricas de gomas, corantes naturais, pastas, entre outros. As microalgas, já são usadas principalmente, com essa finalidade , também possuindo grande valor