Importância ecológica das algas
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a importância ecológica das algas, lembrando que alga são organismos que realizam fotossíntese, ou seja, produz energia para seu metabolismo.
O que são algas?
Algas são organismos que fazem fotossíntese, produzindo dessa forma seu próprio alimento. Vivem em água ou em ambientes com muita umidade. Grande parte das algas é formada por apenas uma célula.
Algas são fonte de oxigênio
Pesquisas apontam que cerca de 50% do ar que respiramos é proveniente das algas microscópicas chamadas de fitoplâncton. Além disso, elas estão na base da cadeia alimentar marinha. Sendo assim, sem as algas faltaria oxigênio na atmosfera e alimento para os animais marinhos, o que faria com que a vida marinha fosse extinta.
Indicadores naturais da poluição
As algas podem ser utilizadas como biorremediadoras de águas poluídas. Essa biorremediação ocorre quando as algas utilizam processos biodegradáveis para tratamento de resíduos, este processo é capaz de regenerar o equilíbrio do ecossistema original.
Outra grande importância das algas é que elas influenciam na formação de nuvens, através de um gás que elas liberam chamado dimetil sulfeto (DMS), principal gás responsável pela formação de nuvens. Esse gás funciona como um núcleo de condensação, na atmosfera ele atrai as moléculas de água, formando então microscópicas gotículas de água e posteriormente o conjunto destas gotículas formam as nuvens, quando a gotícula fica grande e mais pesada ela cai na forma de chuva.
Fertilizantes e adubos
As algas podem ser utilizadas como uma forma de adubação natural e eficaz. Seus talos são ricos em minerais essenciais ao desenvolvimento das plantas, como o nitrogênio e o potássio.
Uso medicinal
O uso medicinal de algas na cura e prevenção de doenças faz parte da cultura de muitos países, como China, Coréia e Japão. A eficácia de uma espécie de alga parda já foi reconhecida, pelo