Importancia da medicina legal para o direito
DIREITO
ANTONIO ALVES MADRUGA
INTRODUÇÃO
A presente monografia, como Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-
Graduação (latu sensu) em Docência Universitária, prende-se ao interesse de colaboração acadêmica no sentido de coletar estudos sobre matéria tão pouco divulgada até o presente momento, mas que, dada a sua importância, motivou o autor a um estudo bibliográfico acerca desta temática.
Nesta pesquisa, será abordado o tema A importância do estudo da Medicina
Legal no curso de direito no qual consiste em específica abordagem deste assunto e seus reflexos nas audiências dos futuros formandos em Direito, tanto nos fóruns criminal e civil.
A pesquisa foi desenvolvida observando as regras da ABNT (Associação
Brasileira de Normas Técnicas) e o método de abordagem utilizado foi o dedutivo por tornar explícitas verdades particulares contidas em verdades universais: foram empregados os métodos de procedimento comparativo, monográfico e analítico interpretativo. Esta pesquisa justifica-se, primeiramente, pela sua aplicabilidade no dia-a-dia, uma vez que, muito embora este tema esteja sendo extinto da grade curricular da maioria das faculdades brasileiras, é de suma importância a sua compreensão para todos estudiosos e militantes do Direito.
Por ter sido criado o Código penal como um dos instrumentos de controle da conduta humana, é preciso que se esclareça a divisão em capítulos da Medicina Forense, em que se acham os atos de violência ou agressões com as Normas Legais do Direito, principalmente em alguns artigos do Código supracitado e seus parágrafos que se dirigem a estes danos e suas conseqüências para auxiliar os magistrados do Poder
Judiciário.
Então, é oportuno descrever a Importância do estudo da Medicina Legal no
Curso de Direito, com a finalidade de capacitar os futuros profissionais nas suas atividades no campo jurídico.
Esse trabalho é de suma importância, pois vê-se que os acadêmicos