Importancia da leitura para as crianças
Actualmente as creches e Jardins de Infância desempenham dois papéis fundamentais relativamente às crianças: cuidar e educar. Isso é justificado, pelo fato de as crianças irem para as creches ainda muito pequenas e necessitarem de cuidados específicos como: atenção, carinho e, acima de tudo, confiarem nas pessoas que estão com elas na escola. O cuidar está relacionado com a higiene, a alimentação, mas, também diz respeito aos cuidados intelectuais, necessários para o desenvolvimento cognitivo da criança. O educar não é só o saber intelectual mas também o aprender a ler e escrever, normas, costumes e valores que as crianças precisam saber viver em sociedade.
Na actualidade podemos observar que existe uma enorme variedade de livros de literatura infantil com uma diversidade de textos que ajudam o educador durante a sua profissão no papel educativo, sendo instrumento fundamental para apoiar a “hora do conto”. O educador, na sua sala, pode e deve promover o contacto da criança com o livro e com as histórias, mesmo antes desta saber ler. Isto porque a criança pode aprender apenas a escutar pois é a voz do professor, a sua habilidade ao contar, que apresenta as histórias e assim consegue desenvolver na criança a capacidade de ouvir.
Assim, ao contar uma história, o educador deve assumir uma postura de leitura: usar um tom de voz suave e convidativo; transbordar alegria fazendo com que os personagens criem vida (para que as crianças percebam isso e sejam atraídas pela leitura) e organizar um espaço apropriado e confortável, onde todos se sintam à vontade.
Na “hora do conto” podemos utilizar, além do livro, fantoches, tapetes para contar a história (como foi feito nesta unidade curricular), materiais diversos para ilustrar certos momentos (um pano, um peluche, uma saia, etc.), ou seja, tudo o que a criatividade permitir, desde que seja bem planejado e ensaiado. O educador não é,
então, obrigado a contar