Importancia da informação empresarial
Glauce Mara S. Ribeiro* RESUMO Este artigo trata dos atuais problemas referentes a comunicação dentro das organizações. Esses problemas ocorrem por conta de erros de interpretação, na maneira de expressar idéias e até mesmo descuido por parte dos indivíduos no momento de interagirem. Com a utilização da comunicação adequada podemos estimular os indivíduos a alcançar metas, conseguir manter um clima favorável ao desenvolvimento de qualquer atividade e proporcionar qualidade de vida a todos os envolvidos no mecanismo da organização, por mais complexa que ela seja.
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação; Problemas; Conflitos.
INTRODUÇÃO O conceito geral de comunicação segundo Souza (1999) é tornar comum, partilhar. Tecnicamente, comunicar-se significa transmitir às pessoas, por meios adequados, informação compatível com os respectivos níveis de percepção, com objetivo de alterar o comportamento do outro. Considerando como finalidade da comunicação a manutenção ou alteração comportamental, podemos questionar sua eficácia. A eficácia da comunicação consiste em conseguir que nosso interlocutor (individual ou coletivo) reaja favoravelmente ao que lhe pedimos e essa reação pode se dar de três formas: continuar como está, fazer, deixar de fazer. Existem basicamente duas formas de comunicação: a verbal (oral ou escrita) e a não-verbal. A comunicação verbal oral pode ser a natural (voz humana) ou aquela que, graças à utilização da tecnologia pode ser reforçada, preservada ou transportada. Já a comunicação escrita vale-se da utilização de sinais gráficos, por exemplo, os alfabetos e ideogramas.
2
A comunicação verbal é quase sempre voluntária, já a não-verbal é feita através de índices ou indícios, geralmente involuntários, porém empregados intencionalmente ou manipulados. O estudo desses signos é denominado Semiologia ou Semiótica. A comunicação é dividida em dois grandes grupos: Interpessoal e Empresarial. O termo