O papel estratégico da informação
Introdução
O papel estratégico da Informação e dos Sistemas de Informações nas organizações, em empresas informatizadas que necessitam armazenar todos os dados e disponibilizar informações de maneira segura e confiável. O desafio de conscientizar todos os colaboradores da real necessidade de armazenar todos os dados necessários para obter informações que atenda satisfatoriamente a demanda da organização sem redundância de informações. Os transtornos causados em virtude da não existência de um planejamento adequado, um controle de informações, e a não colaboração dos gestores em identificar quais dados precisam ser armazenados para ter as informações que auxilie a organização em suas decisões. O que se pretende com este trabalho é mostrar a importância da Gestão estratégica da Tecnologia da Informação para o crescimento seguro e controlado da organização.
1. Planejamento Estratégico.
O plano estratégico surgiu quando as empresas começaram a se preocupar com a quantidade dos produtos que deveriam produzir para atender a demanda no mercado de trabalho. Essa demanda de fato não era atingida, pois as empresas não estavam produzindo conforme o mercado estava disposto a consumir. Para que fosse criado esse plano estratégico, as empresas tiveram que analisar os pontos fortes e os fracos, pois assim seria capaz de levantar o problema, que se entende por problema estratégico, e traçar os objetivos, que levariam as empresas a tomarem as decisões.
Cruz (2010, p.28) define que: “Plano estratégico deve ser construído por meio da análise dos pontos fortes e dos pontos fracos da empresa. Os pontos fortes servem de base para traçar as estratégias de desenvolvimento e criar os objetivos a serem alcançados, com base no que a empresa tem de melhor e que, por conseguinte, poderia levá-la ao sucesso com a realização do plano. Já a análise dos pontos fracos serve para que a empresa