COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: A importância de um veículo de informação para uma organização
Gabriela de Lima Maiolini1
Profa Maria Fátima Costa de Oliveira2
Resumo
O artigo estuda a importância da comunicação interna, por meio de um veículo de informação, para uma organização que nasceu em 1951 e conta com aproximadamente trezentos funcionários. O objetivo é mostrar que no mundo atual, que ficou maior e mais rápido, a comunicação empresarial não é desnecessária como nos tempos antigos quando a empresa foi fundada. Os Empregados exigem respeito do empregadores, a autoridade não deve ser mais exercida como antigamente de forma dura, uma orcomunicação serve para orientar o funcionário dos ideais da empresa e é também uma forma de motivação. O estudo é importante porque revela a empresa que não se deve ficar presa a velhos conceitos de que ter uma comunicação interna não é uma forma de garantir o lucro, sendo assim o que acontece é o contrário do esperado. O artigo identifica que para obter o resultado esperado para uma empresa o administrador deve pensar nos funcionários, pois quem atende os clientes são os colaboradores.
Palavras-chave: Comunicação Interna; Jornalismo Empresarial; Veículo de Comunicação
Introdução
Com o passar do tempo, o mundo evoluiu e “a globalização é um fenômeno irreversível’’ (BUENO, 2003). Para acompanhar o crescimento mundial as empresas despertaram para o setor de comunicação empresarial, não é um setor novo, mas só ganha de fato importância nos dias de hoje.
O objetivo deste trabalho é expor a importância da comunicação interna, atravéz de um veículo de comunicação, para uma organização que não tem consciência do valor desse setor, é o caso da empresa “A”.
O artigo está organizado como segue:
Primeiramente será apresentado o conceito da comunicação empresarial, fazendo comparativo do histórico do início do setor, julgado como desnecessário na época. Até os tempos atuais, sendo que hoje a comunicação empresarial é