Importancia da expressão dramática
Expressão Dramática
Educação Básica
2º Ano – 2º Semestre
Docente: Ana Cristina
Discente: Iris Lopes, nº 23108
Ramada, 22 de Junho de 2010
A importância da Expressão Dramática na Educação
As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento social, pessoal e cultural do aluno. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas trazem novas perspectivas, densidades e formas de ver o ambiente e a sociedade em que se vive. A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflecte-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.
Na Educação Artística a criança experimenta, ultrapassa-se, conhece os seus limites e fragilidades. Expressa-se e reinventa-se. Reforça e constrói a sua auto-estima, criatividade e imaginação.
Através da pintura, da modelação, da dança, da música, do teatro, a criança exprime sentimentos, ideias e emoções. Não há comunicação sem expressão. As artes permitem:
O entendimento das tradições de outras culturas, promovendo uma aproximação entre as pessoas e os povos;
São um território de prazer, um espaço de liberdade;
Desenvolvem a motricidade na utilização de diferentes técnicas artísticas;
Desempenham um papel facilitador na inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais.
Na área das artes surge então o domínio da expressão dramática. Expressão tem a sua origem no verbo latino exprimere que quer dizer, entre outras coisas, “fazer sair”, “revelar-se”, “manifestar-se exteriorizando-se”. Mas para manifestarmos/exteriorizarmos o que temos dentro de nós necessitamos de uma linguagem para o articular e para que alguém nos entenda. Neste caso, a linguagem dramática. E Drama, do grego, quer dizer acção, mas não uma acção qualquer, uma