As Crian as protagonistas nas din micas expressivas e criativas artigo
Célia Magalhães1
Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo
Resumo
Com este artigo pretende-se explorar como se podem motivar as crianças para serem protagonistas das dinâmicas expressivas e criativas.
Começamos por abordar a importância da arte na educação e o quanto a mesma está presente na educação pré-escolar. Passando depois para o domínio das expressões, nomeadamente a expressão plástica, que foi a mais explorada no âmbito do estágio. Depois, e mais sinteticamente abordamos a expressão dramática, a dança e a música, verificando os objetivos e as finalidades na utilização destas estratégias. O objetivo assenta nas aprendizagens significativas, no ato de educar com amor e na liberdade de expressão em todos os domínios.
Palavras-Chave: (Expressão, criança, criatividade)
1. A Importância da Arte na Educação
A arte como forma de expressão de sentimentos permite à criança desenvolver e exteriorizar de uma forma visível, recorrendo a diversas estratégias. De acordo com as Orientações Curriculares (OCEPE1997), a área de expressão e comunicação refere que é a única área em que a criança pode representar o seu mundo interior e o mundo que a rodeia. Além disso, o acesso à arte e à cultura contribui para a criança ampliar o seu conhecimento do mundo e desenvolver o sentido estético.
1
Mestrado em Educação Pré-Escolar, Junho 2015
1
Para Barbosa (2011), o trabalho educativo através da arte permite revelar as tendências individuais, desenvolver o gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade de cada criança. Deste modo, no ato de criar está sempre presente o raciocínio, a imaginação e a perceção. Este processo também permite libertar sentimentos e criar hábitos de trabalho.
Pretende-se então que as crianças empreguem a arte para protagonizarem as várias dinâmicas expressivas e criativas, crescendo e desenvolvendo as várias competências próprias da idade.
2. A