importancia da atividade fisica para o cerebro
A Importância da atividade física para a memória
CURSO DE PSICOLOGIA
A Importância da atividade física para a memória
Trabalho apresentado , como requisito obrigatório para conclusão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, junto a Faculdade
2013
RESUMO
Recentemente um aspecto tem ganhando notoriedade: trata-se da melhoria na função cognitiva com a prática de exercícios físicos. Embora haja grande controvérsia, diversos estudos têm demonstrado que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, sugerindo que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por desordens mentais em relação às sedentárias. Isso mostra que a participação em programas de exercícios físicos exercem benefícios nas esferas física e psicológica e que, provavelmente, indivíduos fisicamente ativos possuem um processamento cognitivo mais rápido. Embora os benefícios cognitivos do estilo de vida fisicamente ativo pareçam estar relacionados ao nível de atividade física regular, ou seja, exercício realizado durante toda a vida, sugerindo uma "reserva cognitiva", nunca é tarde para se iniciar um programa de exercícios físicos. Dessa forma, o uso do exercício físico como alternativa para melhorar a função cognitiva parece ser um objetivo a ser alcançado, principalmente em virtude da sua aplicabilidade, pois se trata de um método relativamente barato, que pode ser direcionado a grande parte da população. Assim, o objetivo da revisão é o de discutir os aspectos associativos entre exercício físico e função cognitiva.
PALAVRAS-CHAVE: Função cognitiva. Exercício físico. Memória.
INTRODUÇÃO
A atividade física sempre existiu na história da humanidade. Estudos antropológicos e evidências históricas relatam a existência desta prática desde a cultura pré-histórica, como um componente integral da expressão religiosa, social e cultural (1).
Atualmente, o exercício físico é uma necessidade absoluta para o