Fisiologia sistema nervoso central e periférico
O sistema nervoso é o responsável pelo controle do corpo, tanto do meio interno quanto do meio externo. Ele através dos neurônios manda e recebe informações de todas as partes do corpo sempre na busca da homeostase. O sistema nervoso ainda é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, o primeiro tem função basicamente de processamento de informação enquanto que o segundo tem função de conectar o sistema nervoso central as diversas partes do corpo. Em comunicações de longa distância entra o potencial de ação que utiliza todo um processo (despolarização, repolarização e repouso) para que ocorram alterações ao longo da superfície da membrana da célula. O sistema nervoso ainda é de suma importância na prática do exercício físico, pois na atividade o organismo se eleva e o sistema nervoso tem que ter controle disso para que não ocorra uma sobrecarga e ao fim do exercício fazer com que o organismo volte as condições normais.
Fisiologia sistema nervoso central
O sistema nervoso central tem por principal função processar informações para ocorrer respostas motoras apropriadas. Mais de 99% das informações são descartadas. Ele tem função também de armazenamento de informações.
O sistema nervoso central é protegido pelo encéfalo situado desde o crânio até a coluna vertebral. Ele é dividido em:
- Tronco encefálico: Trata-se de uma haste em que o cérebro e o cerebelo se apoiam. Ele tem uma grande rede de neurônios que servem de transmissores entre o cérebro, cerebelo e medula. No tronco encefálico é encontrado uma substância branca que recebe e envia informações motoras e sensitivas para o cérebro, ainda nessa substância encontram-se núcleos que exercem efeitos sobre pressão sanguínea e respiração. O tronco encefálico é subdividido em: mesencéfalo, ponte e bulbo, o primeiro recebe e envia informações motoras e sensitivas, a ponte atua como uma conexão que chega e sai informações importantes do encéfalo e o bulbo conecta medula