Escola e democracia
O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL COGNITIVO DE
CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
José Roberto Ferreira da Silva
Jairo José Matozinho Cubas.
Faculdade Unida de Suzano - UNISUZ
Resumo
Vários estudos apontam a atividade física como fator importante para o desenvolvimento, ampliação e preservação das capacidades cognitivas, mas estão direcionados principalmente para a melhor idade. Nesse trabalho objetivou-se avaliar os possíveis benefícios que a atividade física traz para o desenvolvimento cognitivo. Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema e estudo de campo. Utilizou-se o questionário IPAG para avaliar a intensidade de atividade física e G3 para análise de QI. Os resultados permitem concluir que para que a atividade física colabore com o desenvolvimento cognitivo é necessário que seja estimulante uma vez que se direcionada de forma repetitiva e monótona não traz nenhum estímulo e sucesso nas atividades intelectuais.
Evolução do Cérebro e Melhora das Transmissões Sinápticas
O cérebro possui diversas estruturas que foram criadas a partir da necessidade da interação do homem com o seu ambiente e aprimorada com o passar do tempo conforme a demanda do desenvolvimento da inteligência. (PÓVOA, 2005).
Conforme Damásio, (2000) só é possível a criação da consciência a partir da interação do individuo com o meio e a apropriação desta experiência em futuras experiências ou ainda poder avaliar a experiência vivida a seu beneficio e interesse. Segundo Póvoa, (2005) a característica da autoconsciência existente no homem lhe deu a capacidade de perceber e analisar o seu próprio padrão de comportamento e o comportamento dos outros e do seu meio, conferindo-lhe uma faculdade que os outros animais não possuem. A autoconsciência do homem é um mecanismo capas de identificar de forma rápida estados de felicidade em si mesmo e nos outros, esse mecanismo de análise levou o homem a um