Implementação de um PMO
ISSN 2317-3769
UMA PROPOSTA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS
NA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE SERGIPE – CGE
Fagner Nascimento dos Santos 1
RESUMO
Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um escritório de projetos (Project
Management Office - PMO) no âmbito da Controladoria Geral do Estado de Sergipe a partir da percepção da dificuldade da organização em gerir seus projetos, bem como lidar com a sua alta demanda diversificada. É sugerida uma estrutura organizacional apoiada na figura do escritório de projetos, pautada numa metodologia específica com foco no acompanhamento e controle de projetos por meio do software de projetos Web2Project. A metodologia utilizada para o modelo apresentado será a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso do órgão estudado. O artigo reforça ainda a importância de adotar práticas referentes ao gerenciamento de projetos que propiciem a efetividade da gestão além do racionamento dos recursos públicos contribuindo para o desenvolvimento da gestão de projetos na administração pública estadual.
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos. Gestão pública. Escritório de projetos.
1 INTRODUÇÃO
A cada dia surgem novas práticas e ferramentas de gestão capazes de mudar o rumo das organizações, seja de modo positivo atribuindo valor e agregando competitividade ou de modo negativo, caso sejam utilizadas de forma incorreta ou ainda em um momento inadequado. As organizações que queiram manter-se no mercado de forma competitiva devem estar atentas a essas tendências globais de gestão.
A necessidade de atualização imposta pelas demandas do mercado tende a acelerar o surgimento de novas práticas de gestão não só em âmbito privado, mas também na esfera pública. Esta, por ter o dever de servir o cidadão e provê-lo do bem-estar socioeconômico, deve oferecer produtos e serviços de qualidade. No entanto, um agravante, é que estas por não visarem