Implantação de sistema informatizado de controle de frota
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO DE CONTROLE DE FROTA
Jean Tillmann
Ernani José Schneider
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Pública (GPU0011) – Prática Módulo I
04/07/11
1 TEMA/ASSUNTO
Os gestores públicos municipais em geral têm optado pela implantação de sistemas informatizados para gerenciamento de praticamente todas as áreas de atuação do município.
Em se tratando especificamente de municípios chamados pequenos, tais controles são ineficazes e muitas vezes inexistentes em algumas áreas.
Tal situação foi encontrada no município de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina, onde o controle de frota praticamente não existia.
Com o objetivo de implantar um sistema informatizado de controle de frota, vários problemas e obstáculos à sua efetivação foram identificados, desde falta de estrutura física adequada, restrição por parte de funcionários envolvidos e fornecedores, entre outros fatores que serão abordados especificamente.
2. JUSTIFICATIVA
De acordo com Stoner (1985, p. 6), “[...] administração é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros da organização e do emprego de todos os outros recursos organizacionais para se atingir os objetivos estabelecidos”.
Com base nessa afirmação e com o intuito de obterem melhores e mais precisos resultados no controle e registro de suas rotinas e com a administração pública cada vez mais voltada a obtenção de resultados, os sistemas informatizados tornaram-se ferramentas imprescindíveis para tomadas de decisões para a gestão da administração municipal.
Através da implantação do sistema informatizado de controle de frota, a administração municipal pretende controlar de forma efetiva cada um de seus veículos e equipamentos, e dessa forma, “interpretar os objetivos propostos pela administração e transformá-los em ação organizacional,” conforme Chiavenato (2003, p.11).
3. OBJETIVOS
Definir