Fast case
O Fast Case é uma ferramenta utilizada na construção visual de sistemas OO. Ele consiste basicamente de um desenhador acoplado a um mecanismo de definição, e de um gerador de código fonte. O desenhador constrói diagramas de casos de uso, classes, estados e seqüência. O mecanismo de definição permite a associação de textos em objetos dos diagramas. O gerador de código fonte segue uma arquitetura padrão definida pela MRDS (Metodologia de Rápida de Desenvolvimento de Sistemas OO).
A geração automática de código no FASTCASE torna o processo de construção mais rápido, e mantém a consistência entre a implementação e a documentação. Desse modo, a manutenção do sistema fica facilitada, considerando que as alterações nos modelos, em alto nível, refletem automaticamente no código gerado.
O Fast Case provê todas as funcionalidades necessárias para a construção dos modelos, tais como, o Modelo de Requisitos, suportando a técnica de casos de usos e, os Modelos de Análise e Projeto, suportando os modelos de Classes, Interações e Ciclo de vida e foi projetado para proporcionar um uso simples e eficiente.
Os diagramas de casos de uso devem descrever as funcionalidades que o sistema se propõe a resolver do ponto de vista dos atores externos. Um ator é qualquer entidade externa: um usuário, um dispositivo ou outro sistema. Esses diagramas mostram a interação entre um usuário e o sistema que ele está utilizando.
O diagrama de classe, parte central dos métodos orientados a objetos, descreve os tipos de objetos do sistema e os relacionamentos estáticos que ocorrem entre eles. O diagrama de classe é estático pois a estrutura descrita por ele é sempre válida em qualquer instante do ciclo de vida de um projeto. Ele mostra os atributos e as operações de uma classe e as restrições associadas a ela. Na modelagem orientada a objetos, classes, objetos e seus relacionamentos são vistos como os elementos primários da modelagem.
Um diagrama de seqüência mostra como vários