Plano de marketing kombi
Trabalho de Gestão de Marketing
Introdução
O objetivo do trabalho é analisar o posicionamento da marca Kombi, fabricada pela Volkswagen, mostrando um plano estratégico de marketing.
História
O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" ou "veículo multi-uso". O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940 com a idéia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950.
O grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953 e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação, o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção.
O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido.
O rascunho que deu origem à Kombi
[pic]
HISTÓRIA NO BRASIL ❖ 1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e inicio das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietário da marca Brastemp). ❖ 1953: Início da montagem no Brasil, com as peças importadas (o chamado "sistema CKD, "Completely Knocked Down) ainda pelo Grupo Brasmotor. ❖ 1957: Inicio da produção no Brasil pela Volkswagen no dia 2 de setembro, com nacionalização de peças e motor 1200cc. ❖ 1967: Motor 1500cc ❖ 1976: Primeira reestilização, motor 1600cc.