IMPLANTAÇÃO DE LIXEIRAS PARA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL
LIZABELI TOMACHESKI
IRINEU MATACZINSKI
IMPLANTAÇÃO DE LIXEIRAS PARA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL
LARANJEIRAS DO SUL
AGOSTO DE 2013
1. Introdução
Nas últimas décadas, o grande aumento da produção de lixo urbano criou um novo problema social: o acúmulo de lixo acima da capacidade dos aterros sanitários. A partir daí, houve a necessidade de encontrar um destino adequado para estes materiais. Como grande parte do lixo produzido pode ser utilizada como insumo para a geração de novos produtos surgiu o conceito de reciclagem.
A reciclagem de lixo auxilia na preservação do meio ambiente, diminuindo a contaminação dos solos e rios e reduzindo o desperdício de recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas. O passo para que esse processo ocorra é a realização da coleta seletiva do lixo.
A coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento de resíduos descartados. Os materiais que podem ser reciclados (papéis, metais, plásticos, vidros) são separados do lixo orgânico (biodegradável), este último será utilizado na fabricação de adubo em vez de ser descartado em aterros sanitários. A separação do lixo na origem poderá evita a contaminação dos materiais recicláveis diminuindo os custos com o processo. Exemplo disso, para cada 10% de caco de vidro na mistura, economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e a redução de 9,5% no consumo de água.
Pilhas e baterias devem ser também separadas, pois se descartadas no meio ambiente provocam a contaminação do solo devido sua composição química. Mesmo não sendo possível reutilizá-los, estes materiais recebem um destino apropriado para não gerar poluição no meio ambiente.
A coleta seletiva de lixo com vias de destinação para a reciclagem é fato de grande importância na sociedade moderna. No entanto, a UFFS (Universidade Federal da Fronteira sul, campus de