Implantação de gerenciamento de projetos em epm
No entanto, só em meados da guerra fria, ainda nos anos 50 que surgiu a forma moderna e atual da disciplina gestão de projetos e com ela o título de gerente de projetos. No final da década de 60, por volta de 1969, foi criado o PMI – Project Management Institute com a finalidade de aperfeiçoar e desenvolver a gestão de projetos, através da pesquisa, fixação de padrões e disponibilizando recursos e informações especializadas aos seus membros.
Em 1996 o PMI editou o seu primeiro Guia denominado PMBoK representando o Corpo de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos da época. O PMBoK é composto por várias áreas do conhecimento e é um conjunto de atividades ou processos que integram nove áreas de conhecimento, consideradas essenciais ao gerenciamento de projetos.
O mundo contemporâneo e as tendências rumo a uma sociedade intensiva em conhecimento – de base crescentemente tecnológica e inovadora – apontam a demanda crescente por projetos.
Dessa forma, podemos afirmar que a boa gestão de projetos, incluindo o portfólio a ela associado, tornar-se-á um fator competitivo relevante e até mandatório para as organizações que desejarem participar, de forma proeminente, nesse novo ambiente de negócios (FGV 2010).
Para se implantar um projeto, há de se levar em conta que “ Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”. ( PROCHONW, Schaffer, 1999 apud ONU, 1984)
Portanto deve seguir um