Implantação de Canteiro de obra
Ceuls-Ulbra
Trabalho de Tecnologia da Construção I
(Implantação de Canteiro de obra)
Santarém – Pará
2014
Trabalho elaborado por acadêmicos de Engenharia Civil, devidamente matriculados na matéria de Tecnologia da Construção I, ministrada pelo professor Hugo Aquino.
Academicos:
Andreson do Nascimento Duarte
Caroliny Leal da Costa
Cintia Azevedo Lima
Davi Pinto Pires
George Anute
Heloane Amazonas Marinho
Jonathas Alex Salgado Amaral
José Maria Júnior Pereira Tapajós
Lucas Henrique Vasconcelos Sirotheau
Introdução
Ao iniciar uma obra, o engenheiro deve planejar todos os passos que deverão ser seguidos para ter uma obra realizada com sucesso. O primeiro tópico a ser analisado, é o canteiro de obras, onde este será a acomodação dos funcionários da empresa contratada, bem como a reserva de materiais a serem utilizados no decorrer da construção. A implantação de um canteiro de obras, se dá a partir do tipo de obra a ser solicitada pela empreitada, já que se faz necessária a verificação do terreno, as condições externas e internas ao redor do local onde a obra será realizada. Tudo se leva em consideração para que haja a total acessibilidade do canteiro, bem como a acomodação dos empregados e sua devida segurança, a boa convivência com os vizinhos, minimizar as interferências e o tempo de deslocamento. Portanto é de total necessidade haver o canteiro, porque além de melhorar acomodação dos funcionários há, sem dúvidas, melhor desempenho da obra.
1. Canteiro de obras.
1.1 Obras Civis Cada parte que compõe um canteiro é denominada “elemento” do canteiro. Existe uma classificação para estes elementos de acordo com sua finalidade, são elas:
Áreas operacionais que são locais ligados diretamente com a produção, como um pátio de armação