Implantação da metodologia masp
“um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos da empresa”. (OLIVEIRA, 2006, p.8).
Conforme se pode analisar o relato acima, a empresa é composta de vários processos, que trabalham de forma lógica, as entradas (inputs) para se obter as saídas (outputs). Contudo, é necessário criar formas de controlar tais processos para que o resultado final seja sempre o ideal. Para campos (1992) o primeiro passo para se controlar um processo, é se obter a compreensão da relação de causa e efeito, pois para o autor enquanto houver causas e efeitos existirá processos a serem trabalhados.
A organização necessita encontrar formas para gerenciar a cadeia de processos, pois de acordo com Campos (1992) um mesmo processo pode ter resultados (efeitos) diferentes, e para se controlar esses efeitos, é necessário medir e avaliar os impactos dos mesmos dentro do processo. Para o autor, a melhor forma de se controlar o processo, é através dos itens de controle que são considerados como sendo “índices numéricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a qualidade total.” (Campos, 1992, p.19).
Os processos organizacionais precisam ser trabalhados continuamente, ate que se minimize a relação de causa e efeito dos processos gargalos. Através disso, Correa e Correa 2011, p.186 apud Deming compartilha a ideia acima afirmando que é necessário “identificar e reduzir as causas de variações