Implanta O
A Educação em Saúde prevê o desenvolvimento de ações educativas para a conscientização do paciente quanto à autopercepção da condição de saúde oral e necessidade de assistência odontológica, além de orientar quanto à adoção de práticas saudáveis para a manutenção da saúde bucal.
Com a implantação das ações propostas neste projeto, teve-se como resultado o tratamento concluído de 182 reeducandos em 03 meses, estando incluindo restaurações, extrações e encaminhamentos para tratamentos de média complexidade. Dentre os nós críticos selecionados, tivemos êxito no Projeto Sorriso Saudável e Saiba Mais, os quais proporcionaram conscientização sobre a dieta não cariogênica e mudança dos hábitos de higiene, visto que, quando compareciam para o tratamento odontológico, o paciente respondia um questionário (apêndice B) contendo perguntas sobre os hábitos de higiene. A maioria das respostas foi satisfatória.
Com o Projeto Capacitar Para Melhorar, a equipe de odontologia foi motivada a atender mais pessoas em menos tempo e com qualidade.
Com a finalidade de promover o permanente acompanhamento do Projeto de
Intervenção, da execução das ações, da avaliação dos resultados obtidos e do eventual redirecionamento ou adequação das estratégias adotadas, será utilizada o monitoramento dos indicadores.
Após a capacitação enfocando aspectos de diagnóstico, prevenção e promoção de saúde bucal e sua inter-relação com a saúde geral, as ASBs buscaram como objetivos principais: identificar a necessidade de atendimento odontológico; sensibilizar o reeducando quanto à importância da saúde bucal; agendar os pacientes que desejassem receber este atendimento; e acompanhar os reeducandos que necessitem de uma maior orientação quanto à mudança de comportamento em relação a hábitos deletérios e de higiene bucal.
Este monitoramento foi realizado após 03 (três) meses de sua implementação ponderado o percentual de reeducandos
Com necessidade de